boas festas

VÍDEO: comércio de Santa Maria entra no clima de Natal e aposta em alta nas vendas

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Primeiro shopping de Santa Maria a receber os tradicionais enfeites é o Royal

As cores do Natal já começam a tomar conta das ruas, vitrines e shoppings de Santa Maria. A pouco menos de dois meses para o feriado mais aguardado do comércio, as lojas já apostam nas vendas natalinas para alavancar a economia, afetada pela pandemia desde o ano passado.

A Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) lançou a campanha "Natal Presente", que aposta nos reencontros presenciais de familiares e amigos para aumentar as vendas na data. Neste ano, os consumidores de lojas participantes estarão concorrendo a vales e a um carro zero quilômetro.

Em entrevista ao programa Bom dia, Cidade, da CDN, na segunda-feira, o presidente Márcio Rabelo comentou sobre a expectativa para o Natal de 2021:

- O nome da campanha faz alusão à presença física entre as pessoas. Queremos apelar a essa união e reaproximação daqueles que passaram o último Natal distantes devido à pandemia. Nós temos uma preocupação, obviamente, com a inflação que está afetando bastante a economia. Mas, com o avanço da vacinação, as pessoas se encorajam a retomar com o consumo, e é nisso que estamos apostando. Esperamos que o consumo seja retomado e as empresas recuperem boa parte dos prejuízos que tiveram.

Governo do Estado torna obrigatório o retorno das aulas presenciais em todas as redes de ensino

Entre os associados do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), o clima também é de otimismo. De acordo com o presidente Ademir José da Costa, já no Dia das Crianças houve um aquecimento das vendas. Mas, como é uma data muito específica voltada ao público infantil, não foram todas as lojas que sentiram o incremento. Agora, com o Natal, o aumento de vendas deve impactar mais setores do comércio.

- O final de ano sempre tende a ser um bom período para o comércio em geral. O Natal é uma data muito tradicional, as pessoas costumam comprar, ao menos, alguma lembrancinha. É difícil comparar com o período anterior ao da pandemia, mas esperamos que seja positivo - afirma Costa.

O avanço da vacinação também tem contribuído para aquecer as vendas. Com a imunização, as pessoas têm movimentado mais o centro da cidade, onde se concentra o maior número de lojas. Além disso, a tendência é que ocorram mais reuniões familiares no Natal, diferente do ano passado, o que deve aumentar a venda de presentes e impactar também no setor gastronômico.


EXPECTATIVA
Para os lojistas, este fim de ano traz boas expectativas em relação às vendas. Para tanto, as lojas começam a planejar os estoques para evitar a falta de presentes.

- A gente vai receber muita mercadoria, muita coisa bonita, então presente não vai faltar - diz Mariana Alfarth, 24 anos, gerente de loja de decorações do shopping Royal.

Restrições no transporte público entram em debate na Câmara de Vereadores

Segundo ela, com a vacinação, as pessoas irão viajar mais e visitar os familiares, diferentemente do Natal de 2020.

O fim de ano também ajuda a melhorar o ânimo dos trabalhadores do comércio, assegura José Renato Schaeffer Júnior, 33 anos, subgerente de uma loja de calçados e artigos esportivos. Ele ressalta que as promoções de Natal atraem os consumidores.

- A empresa faz uma programação de promoções para os clientes, o que é um atrativo para que nossas vendas alavanquem - adianta.

*Colaborou Taísa Medeiros 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

PESQUISA: preço médio pago pela gasolina em Santa Maria chega a R$ 6,87

Mowa Arquitectura recebeu o prêmio de Ambiente Revelação Próximo

Mowa Arquitectura recebeu o prêmio de Ambiente Revelação

Economia